quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Primeiros dias em Oradea

Quarta feira 00:40
   Agora eu estava em Oradea, e a ansiedade estava a mil. Peguei a mala que estava na parte superior do trem (aquele cara lá em Bucareste me fez um favorzão em colocar a minha mala com mais de 25 quilos na parte superior do trem! hahaha), peguei o restante das malas menores e fui sair do trem.
   Quando eu acabei de sair do trem eu sou um grito: Felipeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!
Eu olho para tras e vejo o Dan (VP ICX) e o resto do time de ICX, estavam em 3 carros e mais duas meninas chegaram depois de trem. É muito bom quando você é recepcionado quando você chega, mas o melhor é ver as pessoas que até então você conhecia só virtualmente.
   Cada um entrou em seus respectivos carros e fomos para o meu host, que é no dormitório da Universidade de Oradea (Universitatea din Oradea).

 Fui junto com o Dan, ele me ajudou a fazer o cadastro no dormitório e pegar a chave do quarto. Fomos até o quarto, deixei minhas coisas lá e descemos de novo para encontrar com o resto do time.
   O Dan conduziu uma mini reuniao, estavam todos conversando em um circulo de pessoas, até que o Dan comecou a falar e delegar jobs para os membros, quem ia me levar para fazer tipo o RNE, quem ia me levar no supermercado, e etc. 

   Logo após isso eles me deram um pao de forma, e começaram a jogar sal, não entendi nada! Falaram que era uma tradição deles e eu tinha que comer sem fazer cara feia. Tudo bem, mordi um pedaço e "guardei o resto para depois". 



   Eles conversaram um pouco em romeno para decidir onde ia ser a minha Welcome Party. Fiquei animado com o ritmo deles, até eles me falarem que eu estava cansado e eles também e perguntaram se poderia no outro dia. Concordei, despedi da galera e fui arrumar minhas coisas no quarto. Tomei um banho e fui dormir, afinal não tinha muita coisa para fazer num quarto sem internet).


Vista da janela do meu quarto.







Quinta feira

   Acordei às 11 horas, tomei um banho e desci para encontrar um dos membros de ICX. Fomos a uma auto escola, para pegar alguma coisa, nao lembro o que era, mas a auto escola é parceira da AIESEC.
  Depois fomos a um lugar tipo a Policia Federal para poder me registrar como estrangeiro na cidade, mais ou menos como o RNE no Brasil. Conheci um pouco da cidade e depois fomos ao supermercado. Como a Katia sempre diz ir ao supermercado com trainees é muito divertido, mas agora eu era a diversão. Achei o máximo eles terem cervejas em garrafas pet 2,5L! o.O
Tudo era muito grande, garrafas de refrigerante, agua, suco. nao sei para que tanto exagero.
   Depois fui tentar algum tipo de pão, queijo, iogurte, leite e biscoitos. Nada era exatamente como eu estava imaginando, mas isso já é esperado quando você sai do país.
   Depois fomos a casa dele, ele ofereceu almoço. como um bom intercambista eu aceitei e tirei foto! hahahhaha 
Era um tipo de arroz com legumes, ele disse que o pai dele é vegetariano, ai o porquê de não ter carne nas comidas de lá! E detalhe o arroz é bem diferente do Brasil.
   Voltei para casa e fui dormir um pouco. Acordei eram umas 19 horas para arrumar para sair com o time, fiquei esperando lá embaixo, comecei a cansar de esperar e fui andar por algumas ruas ali perto. Não sabia realmente se tinha alguma coisa oficialmente marcada, só falaram deixa para amanhã, mas não ficou horário, local e nada definido.
   Mas foi bom eu ter descido porque eu conheci um pouco melhor aquela região, descobri que a menos de 500 metros do meu quarto tem um cemitério, não entrei lá ainda. Do outro lado tem uma ponte, do lado da ponte uma rua estreita bem escura e assustadora. Estava gostando desse lugar! Era inacreditável, parecia que eu estava vivendo em um filme! Fantástico!
   Dentro da faculdade, entre os dormitorios e o D.A deles tem uma pequena igreja tambem, bem assustador. hahhhaha
   Fiz meu passeio, voltei para casa. O porteiro tentou falar alguma coisa comigo, não entendi nada, mas aproveitei para perguntar se eu poderia usar o telefone. Pelo o que eu entendi, eu teria que ir a um telefone público e usar um cartão se quisesse telefonar, e eu não tinha esse cartão. Alguns garotos estavam descendo a escada, o porteiro chamou eles para serem nossos tradutores, aproveitei e pedi o celular de um deles emprestado, tentei ligar para o Dan, não deu certo.Resolvi ir para o quarto e falei para o porteiro que se aparecesse alguém lá era para me chamar no quarto. Fui terminar de arrumar as minhas coisas e dormir.
Cachorro do membro da AIESEC 

Lanchonete e local de festas da faculdade.
 




Vista geral dos dormitórios.
Uma das partes do banheiro. Lá é dividido em chuveiros, privadas e pias.





 Sexta feira
   Acordei cedo e fui andar pela cidade, ela não parecia tao sombria mais. Atravessei a ponte e a menos de de 300 metros achei uma Lan House, fui la checar meu e-mail, Face e falar para os meus pais que eu estava vivo!
Acabei que eu fiquei la umas 2 horas lá. Depois continuei andando pela cidade em busca de um restaurante.
Quem disse que é facil? Todas as casas aqui parecem que são iguais, as lojas, os pubs, os escritórios  eu tentei ir acompanhando pelas janelas. Beleza, cheguei em um cruzamento, e agora? Fui para a direita, achei que ia ser mais facil de lembrar depois, andei mais alguns quilômetros e vi uma placa "Mc Donalds -> 2 km", Thanks God! Andei, andei, andei e nada. Putz! Pensei, com certeza peguei a rua errada! Voltei lá e virei na rua do lado, andei umas meia hora e achei uma praca redonda que é rodeada de outras ruas, se eu continuar por aqui com certeza ia me perder. Voltei e tentei a terceira rua, andei quilômetros e cheguei em uma rua sem saída. Tá me tirando?? Vou para casa, vai ser melhor.
   Cheguei em casa, comi alguns biscoitos e iogurte mesmo!
   As 16 horas, um cara aparece lá em casa dizendo que era OC do projeto Grow, e disse que 17 horas iria começar a cerimônia      de encerramento do projeto e ele queria que eu estivesse lá! Fui la molhei meu cabelo de novo, escovei os dentes , coloquei uma roupa decente e fui para o projeto! Quando eu cheguei lá só conseguia pensar em uma coisa: Água!!! Quem me conhece sabe o quanto eu amo água, não fazia diferença nenhuma na minha vida até esse dia!
Aqui na Romênia não existe bebedouro, você tem que comprar sua garrafinha, ou galão de água. Sai um pouco do projeto, comprei duas garrafinhas de água e voltei para lá.
   Esse dia foi bem legal, o projeto GROW é muito interessante e eu sempre tive vontade de participar, mas as datas nunca batiam! Lá eu conheci alguns membros da AIESEC e a Zhadyra, que é intercambista também, do Cazaquistão e a Milda, da Lituânia, ela é ERASMUS mas ajudou a AIESEC nesse projeto. 




Depois do projeto, fomos a um lugar que serve para dar informações ou algo do tipo, só sei que fica no centro da cidade, tem uma biblioteca, internet WI-FI de graça, mesinhas para estudar, uma sala de jogos. Parece uma biblioteca pública e fica em um lugar bem central 20 min do dormitório e o mais interessante, como muitas casas aqui esse lugar é subterrâneo.  Nesse mesmo prédio é lugar tem mais de 8 pubs. Nesse lugar conversamos sobre  o projeto e planejamos o próximo dia, que seria só gincanas.
Depois que planejamos como ia ser fomos a um barzinho, me lembrou bastante o Ranchinho do Pastel de Milho, lá se chama Lactobar. Comemos um hamburger e depois saimos para ir para casa! 
   Começou a chover, então resolvemos parar em algum outro lugar para esperar a chuva. Paramos no meio da praça em uma lojinha de bebidas quentes, a Zhadyra pediu um vinho quente. E fomos para casa.

Projeto Grow

Zhadyra, do Casaquistão, Eu com um chápeu típico que não apareceu na foto



Lactobar



Oi Vaca!







Sábado
  Era bem cedo, acho que eram umas 9 horas da manha a Zadhyra bateu na porta do meu quarto e me chamou para ir ao centro. Beleza, vamos lá! Ela já estava a dois meses em Oradea, foi ela que me ensinou a pegar ônibus aqui, mostrou as partes principais da cidade, e etc.
  Comprei um chip para celular e depois fomos até um pubzinho para discutirmos toda a programação do projeto naquele dia (Estávamos em quatro, Lavi OC do projeto, Alex membro da AIESEC, Zadhyra e eu), depois disso voltamos para a faculdade para encontrar com as crianças do projeto, fui ate meu quarto tomar um banho e depois tentar achar o escritorio da AIESEC. Não consegui achar sozinho, liguei para a Zadhyra e ela tentou me explicar, andei mais um bucado, e nada, vi um movimento em um prédio azul fui lá e eram apenas estudantes. Depois eu vejo logo a frente a Zhadyra do lado de fora acenando. Fui para lá para assistir o projeto. Foi muito legal, participei de algumas brincadeiras, tirei algumas fotos, e quando o projeto acabou às 17 horas eu recebo uma ligação do Dan me avisando que era para eu ir participar do LCC, um evento de eleição de VPs. Assisti somente o final, mas imagino que seja bem parecido com o do Brasil.
Depois o evento terminou fomos para um pub e depois para casa.





PUBS
   Deixa eu dar uma simples explicação de como são os pubs aqui. 
   São barzinhos temáticos e a galera vai lá para esquecer um pouco dos problemas cotidianos ou discutir sobre eles!hahahha
Você encontra aqui todos os tipo de temas e musicas que você imaginar, como normalmente eles estão perto uns dos outros, você acaba escolhendo o pub pela música. Aqui tem muuuuuuuuuuuuuuuuuuitos pubs e todo mundo aqui fala que são poucos e a cidade está precisando de mais! haha 
   Os ambientes são bem decorados e confortáveis com sofás e cadeiras, ambientes não tão claros e musica baixa. Ideial para conversar e relaxar um pouco. 
   O legal que é esses pubs costumam ter varias salinhas, e mais de um andar. Você entra em um ambiente com seus amigos e acaba que fica sendo exclusivo o atendimento.
   Lá são vendidos bebidas quentes, como chocolates e vinhos quentes, shots de bebidas e cerveja. Nunca vi ninguém sair bêbado de lá, a galera vai mais é para conversar! Eu acho! hahahha

Decoração de um dos pubs! hahahaah
Já ouviu falar que a curiosidade matou o gato?

Mas eu tive que entrar! hahaha









Algumas diferenças notadas entre o Brasil e a Romênia:
   1)trânsito
O Trânsito daqui é muito organizado, e todo mundo respeita muito principalmente pedestres. Se você ameaçar pisar na faixa de pedestres os carros param! É mágico!
   2)Exagero nos produtos
Tudo aqui é muito grande, no supermercado você acha galãozinhos de 10, 20, 25 litros de água, caixinha de suco de 2 litros, refrigerantes e cervejas de 2,5 ou 3 litros. Quando fui na sessão de pães no supermercado achei uns pães estilo francês com aproximadamente 1 metro, da próxima vez eu tiro foto! 
   3)Igrejas
Aqui tem muitaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas igrejas, a cada esquina você encontra uma. E são muito bonitas! 
   4)Fumo
Aqui não tem lei contra o fumo, e se tiver não funciona! Por causa do frio não tem como fazer áreas externas para as pessoas fumarem. Todos os lugares que você vai, você volta defumado! Até na faculdade! o.O
   5)Roupas
Impressionante! Todo mundo só usa preto, ou cores bem escuras aqui! Eu fui inventar de andar de camiseta verde, eu parecia um ET e todo mundo olhando para mim! ahahaha
   6)Alimentação
Como esperado não achei nenhum nenhum prato aqui com arroz e feijão. Eles todos os lugares que eu fui até agora tinha tipo uns bifes ou quijos empanados, principalmente
frango. É uma delicia! 
Pelo o que eu notei até agora, o prato deles se compõe de salada, com maionese ou não, esses tipos de bifes empanados batatas fritas e pão! 
Nunca tinha visto alguém almoçar comendo pão de forma, e não é churrasco. Eles servem o prato e te dão um pedaço de pão de forma do lado, aí você come e depois come um pedaço de pão.Imagino que seja para tirar o sabor da comida para você provar outra, mas sinceramente não sei.

The Bridge - Ponto de encontro da galera
Centro da Cidade

Grow Project






  






quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Bucareste 2 - GARA





A GARA





















   Cheguei na estação de trem principal, na Romênia as estações finais são chamadas de GARA. A primeira coisa que fui fazer é comer um Mc Donalds! Estava morrendo de fome, por que tinha comido só no avião e um croissant horrível no aeroporto. Mc Donalds aqui é bem barato, mas é pequeno também! hahaha














Tempo de espera 
  Depois fiquei um bom tempo sentado nas mesinhas do Mc Donalds ouvindo musica. Fui andar e conhecer um pouco da estação de trem, não foi muito divertido porque lá é muito pequeno e tem pouca coisa para conhecer. Guardei a minha mala em um locker lá e sai da estação para conhecer um pouco da gigantesca Bucareste.
   Andei alguns poucos quarteirões com medo de me perder, voltei para a GARA e sai agora pela outra porta para conhecer o outro lado... Essa região não é muito bonita, e como a maioria das cidades grandes, as pessoas estão sempre com muita pressa e não são muito educadas e atenciosas.





Taxistas insuportáveis  
   Como em todos os lugares que tem estrangeiros, lá estavam aquele bando de taxistas insistentes. Eles não são as pessoas mais confiáveis, mas todos falam inglês bem. Todos que vinham conversar comigo tentando me convencer de conhecer a cidade ou coisa do tipo eu falava que não e colhia algum tipo de informação sobre o país ou a cidade. Até que os caras são bem legais, mas não dá para confiar, afinal são taxistas!
   Uma coisa que eu aprendi, tente não parecer tão turista, isso ajuda a evitar os taxistas. A frase que eu aprendi nesse dia: " Nu nu nu, multumesc! ", que significa "não, Obrigado! ". A primeira coisa que reparei sobre o idioma é que eles sempre costumam repetir a ultima palavra da frase três vezes, principalmente no celular e quando vão dizer sim ou não ( DA sau NU). 


    





Amigo da onça
   Como todos sabem não sou a pessoa mais maldosa do mundo, e essa parte fica de dica para os próximos intercambistas aí! =P
   Apareceu um cara lá que queria me ajudar de todo jeito, começou a me dar dicas e como todos os taxistas queriam que eu conhecesse o centro e tudo mais. E eu sempre dizendo não obrigado, estou indo de trem e ele chega daqui a algumas horas. Começou um papo até legal, mas eu estava bem receoso e queria me livrar dele logo e ele percebeu isso. Ele foi embora, mas voltou em alguns minutos com um papo assim : " Você está indo para Oradea, né? Acabei de lembrar que tem um ônibus que sai daqui meia hora ou quarenta minutos e é bem mais barato e rápido!". Fiquei bem pensativo, mas respondi educadamente, não obrigado vou de trem mesmo, já combinei com meus amigos o horário e já comprei a passagem do trem. Ele refletiu um pouco e disse: " Vem aqui comigo, acho que você consegue trocar sua passagem por dinheiro de novo e eu te levo lá por 5 leu ( que é aproximadamente 3 Reais )! 
Olhem como é fácil pegar trem na Romênia! oO
   Agradeci de novo a ajuda e disse: " não obrigado, vou de trem mesmo, já está tudo certo!", depois de uns minutos refletindo, pensei assim: " cara, você está no seu intercambio, um pouco de aventura vai bem! Até aqui tudo foi muito fácil, agora você vai de ônibus chega mais cedo, arruma um telefone publico e liga para eles avisando que chegou mais cedo, e economiza grana ainda" , mas no fundo alguma coisa me dizia, espera aí, vai de trem e vai dar tudo certo!
   No final das contas chamei o cara, troquei minha passagem (não recebi o valor total, mas já estava valendo), confirmei com o cara se 5 leu estava okay mesmo e ele disse que sim! Fechou! 
   Quando ele abriu a porta do taxi, eu dei para trás e disse não é ali perto? E ele disse sim sim mas olha o tamanho da sua mala! Tá certo, pensei comigo 3 reais é muito barato tô dentro!
   Vi que o caminho não era tão perto assim, mas okay estava de carro. Quando chego estava quase chegando lá ele me fala vai ser 160 leu, okay? eu ri da cara dele! e falei nada disso, eu vou te pagar somente 5 leu que te prometi. Ele pensou um pouco e disse, mas o taxi é particular e você sabe né? Eu disse, cara não é assim que funciona, fechamos que ia ser 5 então vai ser ser 5! Ele já começou a ficar puto comigo, até que eu vi no taxímetro, 1,3 leu por quilometro. Fiz minhas contas 20 Km x 1,3 = 26,00 leu ( apx 15,00 Reais). Aí ele disse, tem que ser 160 leu mesmo porque como você está vendo não é tão perto não. Eu disse o preço é 1,3 Leu por quilometro e é isso que eu vou pagar! 
   Chegamos na estação de ônibus e estamos quase nos batendo lá o cara não queria abrir o porta malas enquanto eu não pagasse e ainda disse que eu tinha que pagar a volta (oO como assim??) ! pqp, ser enganado não é fácil. Okay entreguei os 5 leu na mão dele e ele quase me bateu! hahahhaha foi divertido. 
Negociamos lá por mais um tempinho, e fechamos em 120,00 leu. Fiquei bem puto, afinal quase toda a minha passagem do trem foi convertida em taxi! Mas tudo bem, agora já estava na estação de trem e minha vida já estava mais fácil!


A Estação de ônibus
   Fui no guichê e disse "Oradea", ela me disse alguma coisa que não entendi. Ai eu disse de novo "Oradea", e pelo o que eu entendi é não tem ônibus para Oradea hoje! Putz! E agora o que eu faço? Taxi de novo não!! 
   Fui lá tentar achar alguém que fala inglês, não estava com muita sorte porque só tinham velhos lá! Achei uma menina menina mais ou menos da minha idade e perguntei "Do you speak english?" Ela disse "yes, do you help?" Uhuuuuu! Agora ia conseguir me comunicar com a mulher do guichê =)
  A menina lá me ajudou a perguntar e confirmei que não existiam ônibus para Oradea, mas eu poderia ir para Cluj ou Sibiu e depois para Oradea, e ficaria em 400 leu! 
Caramba, fica mais caro do que eu pagar um taxi abusivo de novo e mais uma passagem de trem! 
   Conversando com ela, peguntei como eu poderia chegar na GARA sem pegar taxi e a resposta foi óbvia, metrô! Pedi instruções de como chegar na estação de metrô e ela me explicou, estava indo todo feliz para o metrô quando ela me chama! Espera aí, eu vou com você! Estou só esperando minha mãe entrar no ônibus!
  Tudo bem, esperei alguns minutos e agora tinha companhia para chegar de novo na estação!
  Fui para o metrô com uma mala gigante, mas bem acompanhado!  hahahaha
  Ela me ajudou a pegar o metrô descer na estação certa e pegar o outro metrô, foi bem legal deu para conversar um pouco e entender um pouco da realidade de Bucareste. E afinal assim como existem muitas pessoas totalmente sem educação e taxistas que só pensam em dinheiro, existem pessoas legais por lá e que se preocupam com o futuro do país, com o crescimento da cidade e a poluição.
  Estava na hora de pegar o metrô para a GARA e me despedir da (ops qual era o nome dela? Como todos sabem a última coisa que eu lembro de perguntar quando eu conheço alguém novo é o nome) menina lá! " Me desculpa, mas esqueci de perguntar seu nome", " Sou Mônica!", " Prazer em te conhecer e muito obrigado mesmo pela sua ajuda! =)", " Prazer em te conhecer e boa viagem, espero que goste da Romênia!".
   Segui meu caminho até chegar de novo na estação de trem!


A GARA novamente
   Impressionante é como o tempo não passa, faltava mais uma hora para o trem chegar! Muitas pessoas estariam extremamente de mau humor se tivessem vivido essa situação, mas eu estava feliz, afinal conheci grande parte de Bucareste, conheci alguém novo e andei de metro lá. Foi quase um passeio turístico!
   Andei mais um pouco por lá e aproveitei para tirar umas fotos, de ciganos, refrigerantes diferentes, e coisas diferentes do Brasil. Achei por lá Fanta limão, mas lá tinha Sprite também! Ficou a dúvida, será que o sabor é diferente ou coisa do tipo? Para mim não fez sentido. Descobri que lá não tem Kibom, o nome é Algida! 
  Nesse tempo esperando o trem, conheci uma senhora, ela parecia aquelas mulheres que acabaram de se separar ou virar viúva. Ela veio puxando assunto e quando descobriu que eu não falava romeno começou a tentar falar inglês comigo, foi muito divertido! Ela é super gente boa, me contou algumas histórias sobre a Romênia, e Cluj Napoca! Eu contei o que aconteceu comigo a minutos atrás e ela só conseguia dizer "Char muta" ou algo parecido! Não sei o que significa, mas provavelmente é um palavrão! hahahaha
  Foi bem legal ter conhecido essa mulher, até por que ajudou o tempo passar! Teve uma hora que foi bem engraçado, quando os ciganos chegaram e ela levantou discretamente e saiu, quando já estava meio longe fez um sinal para mim, tipo sai daí! Os ciganos não me pareciam uma ameaça, mas por via das dúvidas, passei a carteira para o bolso da frente e sai dali também!


Ciganos na GARA
 








Partiu Oradea!
   O Trem chegou, já fui andando em direção a ele pare me acomodar, e a senhora me disse calma aí, não é esse não, e o de 13:15. E realmente o meu trem era o de 13:15, e ainda eram 12:55. Depois eu vejo a senhora indo conversar com o cara do trem e depois ela acenou para mim e disse "é esse sim! é esse sim!"
  Ótimo lá vou eu! Um cara me parou e perguntou "Está indo para onde?", e a criança aqui responde "Oradea". O cara pegou minha mala e saiu andando, pqp só faltava eu perder minha mala! Gritei "Stop it! Stop it!" e o cara falou calma aí só estou te ajudando. Ele entrou no trem e colocou a mala no meu lugar! Eu agradeci ele e pensei, que legal existem pessoas boas que ajudam estrangeiros e velhinhos a acharem o lugar. Segundos depois ele me fala, eu te ajudei agora você me paga! pqp cai no golpe de novo! hahahahha
tirei uma nota de 1 leu do bolso e ele disse que não era suficiente, tirei uma de 5 ai ele pegou a de 5 e a de um e foi embora! Idiota!
   Não era isso que ia acabar com meu intercambio, eu só estava começando a entender como tudo funcionava e a não aceitar ajuda, mesmo quando ela for forçada! hahaha


Trem em movimento
   Quando o trem começou a andar eu coloquei as malas pequenas no meu colo e dormi, dormi muito!!!! 
   Acordei varias vezes no relógio e tinham passado apenas duas ou três horas! Como eu tinha que esperar 12 horas ali dentro, eu sempre voltava a dormir de novo! Foi interessante, no meio da viagem, eu reparei que o casal do meu lado estava lendo um livrinho, parecido com o novo testamento dos Gideões Internacionais, mas minha miopia não deixou eu confirmar isso! Depois de um tempo comecei a reparar que eles eram bem hiperativos porque a cada 15 minutos eles levantavam iam para outro vagão e depois voltavam! No minimo um pouco estranho!
  Enquanto isso a velhinha que estava sentada na fileira do trem, tirou os sapatos e se esticou nas duas poltronas como se ali fosse a cama dela.
  Voltei a dormir. 
  Quando o trem chegou na estação, eu acordei e vi o casal explicando sobre o livro para um cara e depois fizeram uma oração com ele! Ai eu tive certeza que eles eram Gideões! Eu tentei gritar eles "Salut, Salut " para trocar as Bíblias, eu dar uma em português para eles e eles me darem uma em romeno, mas eles nem me deram bola!  hahahhha
   Enfim cheguei em Oradea! Meu destino final =))



Gideões aproveitando a viagem para entregar Biblias! =)