quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Bucareste 2 - GARA





A GARA





















   Cheguei na estação de trem principal, na Romênia as estações finais são chamadas de GARA. A primeira coisa que fui fazer é comer um Mc Donalds! Estava morrendo de fome, por que tinha comido só no avião e um croissant horrível no aeroporto. Mc Donalds aqui é bem barato, mas é pequeno também! hahaha














Tempo de espera 
  Depois fiquei um bom tempo sentado nas mesinhas do Mc Donalds ouvindo musica. Fui andar e conhecer um pouco da estação de trem, não foi muito divertido porque lá é muito pequeno e tem pouca coisa para conhecer. Guardei a minha mala em um locker lá e sai da estação para conhecer um pouco da gigantesca Bucareste.
   Andei alguns poucos quarteirões com medo de me perder, voltei para a GARA e sai agora pela outra porta para conhecer o outro lado... Essa região não é muito bonita, e como a maioria das cidades grandes, as pessoas estão sempre com muita pressa e não são muito educadas e atenciosas.





Taxistas insuportáveis  
   Como em todos os lugares que tem estrangeiros, lá estavam aquele bando de taxistas insistentes. Eles não são as pessoas mais confiáveis, mas todos falam inglês bem. Todos que vinham conversar comigo tentando me convencer de conhecer a cidade ou coisa do tipo eu falava que não e colhia algum tipo de informação sobre o país ou a cidade. Até que os caras são bem legais, mas não dá para confiar, afinal são taxistas!
   Uma coisa que eu aprendi, tente não parecer tão turista, isso ajuda a evitar os taxistas. A frase que eu aprendi nesse dia: " Nu nu nu, multumesc! ", que significa "não, Obrigado! ". A primeira coisa que reparei sobre o idioma é que eles sempre costumam repetir a ultima palavra da frase três vezes, principalmente no celular e quando vão dizer sim ou não ( DA sau NU). 


    





Amigo da onça
   Como todos sabem não sou a pessoa mais maldosa do mundo, e essa parte fica de dica para os próximos intercambistas aí! =P
   Apareceu um cara lá que queria me ajudar de todo jeito, começou a me dar dicas e como todos os taxistas queriam que eu conhecesse o centro e tudo mais. E eu sempre dizendo não obrigado, estou indo de trem e ele chega daqui a algumas horas. Começou um papo até legal, mas eu estava bem receoso e queria me livrar dele logo e ele percebeu isso. Ele foi embora, mas voltou em alguns minutos com um papo assim : " Você está indo para Oradea, né? Acabei de lembrar que tem um ônibus que sai daqui meia hora ou quarenta minutos e é bem mais barato e rápido!". Fiquei bem pensativo, mas respondi educadamente, não obrigado vou de trem mesmo, já combinei com meus amigos o horário e já comprei a passagem do trem. Ele refletiu um pouco e disse: " Vem aqui comigo, acho que você consegue trocar sua passagem por dinheiro de novo e eu te levo lá por 5 leu ( que é aproximadamente 3 Reais )! 
Olhem como é fácil pegar trem na Romênia! oO
   Agradeci de novo a ajuda e disse: " não obrigado, vou de trem mesmo, já está tudo certo!", depois de uns minutos refletindo, pensei assim: " cara, você está no seu intercambio, um pouco de aventura vai bem! Até aqui tudo foi muito fácil, agora você vai de ônibus chega mais cedo, arruma um telefone publico e liga para eles avisando que chegou mais cedo, e economiza grana ainda" , mas no fundo alguma coisa me dizia, espera aí, vai de trem e vai dar tudo certo!
   No final das contas chamei o cara, troquei minha passagem (não recebi o valor total, mas já estava valendo), confirmei com o cara se 5 leu estava okay mesmo e ele disse que sim! Fechou! 
   Quando ele abriu a porta do taxi, eu dei para trás e disse não é ali perto? E ele disse sim sim mas olha o tamanho da sua mala! Tá certo, pensei comigo 3 reais é muito barato tô dentro!
   Vi que o caminho não era tão perto assim, mas okay estava de carro. Quando chego estava quase chegando lá ele me fala vai ser 160 leu, okay? eu ri da cara dele! e falei nada disso, eu vou te pagar somente 5 leu que te prometi. Ele pensou um pouco e disse, mas o taxi é particular e você sabe né? Eu disse, cara não é assim que funciona, fechamos que ia ser 5 então vai ser ser 5! Ele já começou a ficar puto comigo, até que eu vi no taxímetro, 1,3 leu por quilometro. Fiz minhas contas 20 Km x 1,3 = 26,00 leu ( apx 15,00 Reais). Aí ele disse, tem que ser 160 leu mesmo porque como você está vendo não é tão perto não. Eu disse o preço é 1,3 Leu por quilometro e é isso que eu vou pagar! 
   Chegamos na estação de ônibus e estamos quase nos batendo lá o cara não queria abrir o porta malas enquanto eu não pagasse e ainda disse que eu tinha que pagar a volta (oO como assim??) ! pqp, ser enganado não é fácil. Okay entreguei os 5 leu na mão dele e ele quase me bateu! hahahhaha foi divertido. 
Negociamos lá por mais um tempinho, e fechamos em 120,00 leu. Fiquei bem puto, afinal quase toda a minha passagem do trem foi convertida em taxi! Mas tudo bem, agora já estava na estação de trem e minha vida já estava mais fácil!


A Estação de ônibus
   Fui no guichê e disse "Oradea", ela me disse alguma coisa que não entendi. Ai eu disse de novo "Oradea", e pelo o que eu entendi é não tem ônibus para Oradea hoje! Putz! E agora o que eu faço? Taxi de novo não!! 
   Fui lá tentar achar alguém que fala inglês, não estava com muita sorte porque só tinham velhos lá! Achei uma menina menina mais ou menos da minha idade e perguntei "Do you speak english?" Ela disse "yes, do you help?" Uhuuuuu! Agora ia conseguir me comunicar com a mulher do guichê =)
  A menina lá me ajudou a perguntar e confirmei que não existiam ônibus para Oradea, mas eu poderia ir para Cluj ou Sibiu e depois para Oradea, e ficaria em 400 leu! 
Caramba, fica mais caro do que eu pagar um taxi abusivo de novo e mais uma passagem de trem! 
   Conversando com ela, peguntei como eu poderia chegar na GARA sem pegar taxi e a resposta foi óbvia, metrô! Pedi instruções de como chegar na estação de metrô e ela me explicou, estava indo todo feliz para o metrô quando ela me chama! Espera aí, eu vou com você! Estou só esperando minha mãe entrar no ônibus!
  Tudo bem, esperei alguns minutos e agora tinha companhia para chegar de novo na estação!
  Fui para o metrô com uma mala gigante, mas bem acompanhado!  hahahaha
  Ela me ajudou a pegar o metrô descer na estação certa e pegar o outro metrô, foi bem legal deu para conversar um pouco e entender um pouco da realidade de Bucareste. E afinal assim como existem muitas pessoas totalmente sem educação e taxistas que só pensam em dinheiro, existem pessoas legais por lá e que se preocupam com o futuro do país, com o crescimento da cidade e a poluição.
  Estava na hora de pegar o metrô para a GARA e me despedir da (ops qual era o nome dela? Como todos sabem a última coisa que eu lembro de perguntar quando eu conheço alguém novo é o nome) menina lá! " Me desculpa, mas esqueci de perguntar seu nome", " Sou Mônica!", " Prazer em te conhecer e muito obrigado mesmo pela sua ajuda! =)", " Prazer em te conhecer e boa viagem, espero que goste da Romênia!".
   Segui meu caminho até chegar de novo na estação de trem!


A GARA novamente
   Impressionante é como o tempo não passa, faltava mais uma hora para o trem chegar! Muitas pessoas estariam extremamente de mau humor se tivessem vivido essa situação, mas eu estava feliz, afinal conheci grande parte de Bucareste, conheci alguém novo e andei de metro lá. Foi quase um passeio turístico!
   Andei mais um pouco por lá e aproveitei para tirar umas fotos, de ciganos, refrigerantes diferentes, e coisas diferentes do Brasil. Achei por lá Fanta limão, mas lá tinha Sprite também! Ficou a dúvida, será que o sabor é diferente ou coisa do tipo? Para mim não fez sentido. Descobri que lá não tem Kibom, o nome é Algida! 
  Nesse tempo esperando o trem, conheci uma senhora, ela parecia aquelas mulheres que acabaram de se separar ou virar viúva. Ela veio puxando assunto e quando descobriu que eu não falava romeno começou a tentar falar inglês comigo, foi muito divertido! Ela é super gente boa, me contou algumas histórias sobre a Romênia, e Cluj Napoca! Eu contei o que aconteceu comigo a minutos atrás e ela só conseguia dizer "Char muta" ou algo parecido! Não sei o que significa, mas provavelmente é um palavrão! hahahaha
  Foi bem legal ter conhecido essa mulher, até por que ajudou o tempo passar! Teve uma hora que foi bem engraçado, quando os ciganos chegaram e ela levantou discretamente e saiu, quando já estava meio longe fez um sinal para mim, tipo sai daí! Os ciganos não me pareciam uma ameaça, mas por via das dúvidas, passei a carteira para o bolso da frente e sai dali também!


Ciganos na GARA
 








Partiu Oradea!
   O Trem chegou, já fui andando em direção a ele pare me acomodar, e a senhora me disse calma aí, não é esse não, e o de 13:15. E realmente o meu trem era o de 13:15, e ainda eram 12:55. Depois eu vejo a senhora indo conversar com o cara do trem e depois ela acenou para mim e disse "é esse sim! é esse sim!"
  Ótimo lá vou eu! Um cara me parou e perguntou "Está indo para onde?", e a criança aqui responde "Oradea". O cara pegou minha mala e saiu andando, pqp só faltava eu perder minha mala! Gritei "Stop it! Stop it!" e o cara falou calma aí só estou te ajudando. Ele entrou no trem e colocou a mala no meu lugar! Eu agradeci ele e pensei, que legal existem pessoas boas que ajudam estrangeiros e velhinhos a acharem o lugar. Segundos depois ele me fala, eu te ajudei agora você me paga! pqp cai no golpe de novo! hahahahha
tirei uma nota de 1 leu do bolso e ele disse que não era suficiente, tirei uma de 5 ai ele pegou a de 5 e a de um e foi embora! Idiota!
   Não era isso que ia acabar com meu intercambio, eu só estava começando a entender como tudo funcionava e a não aceitar ajuda, mesmo quando ela for forçada! hahaha


Trem em movimento
   Quando o trem começou a andar eu coloquei as malas pequenas no meu colo e dormi, dormi muito!!!! 
   Acordei varias vezes no relógio e tinham passado apenas duas ou três horas! Como eu tinha que esperar 12 horas ali dentro, eu sempre voltava a dormir de novo! Foi interessante, no meio da viagem, eu reparei que o casal do meu lado estava lendo um livrinho, parecido com o novo testamento dos Gideões Internacionais, mas minha miopia não deixou eu confirmar isso! Depois de um tempo comecei a reparar que eles eram bem hiperativos porque a cada 15 minutos eles levantavam iam para outro vagão e depois voltavam! No minimo um pouco estranho!
  Enquanto isso a velhinha que estava sentada na fileira do trem, tirou os sapatos e se esticou nas duas poltronas como se ali fosse a cama dela.
  Voltei a dormir. 
  Quando o trem chegou na estação, eu acordei e vi o casal explicando sobre o livro para um cara e depois fizeram uma oração com ele! Ai eu tive certeza que eles eram Gideões! Eu tentei gritar eles "Salut, Salut " para trocar as Bíblias, eu dar uma em português para eles e eles me darem uma em romeno, mas eles nem me deram bola!  hahahhha
   Enfim cheguei em Oradea! Meu destino final =))



Gideões aproveitando a viagem para entregar Biblias! =)   


5 comentários:

  1. Deeeus vc me ja to traumatizada antes de chegar!!

    Ao todo são quantas milhoes de horas de espera??

    Vou levar todas as dicas anotas!
    Nada de taxi, sem ajuda de estranhos, cara de turista jamais.... xD

    Te vejo muiiito em breve!!

    ResponderExcluir
  2. hahahha, cara, do jeito que vc é vai ter mta história pra contar mesmo! rs

    ResponderExcluir
  3. ah, tô gostando das fotos! Mas tenta colocá-las um pouco maiores! Valeeu!

    ResponderExcluir
  4. Que aventura! maldito taxista... mas adorei a parte dos Gideoes, seu pai vai adorar rs. como assim fanta limão? haha... to adorando as fotos tbm

    ResponderExcluir